A criação e desenvolvimento de projetos digitais, seja um website ou um aplicação web, demanda experiência e conhecimentos específicos para que se alcance o resultado esperado. Por isso reunimos dicas valiosas para você considerar antes de contratar um programador para desenvolver o seu projeto.

Empresa, freelancer ou contratar um programador?

Existem basicamente 3 formas de contratar um programador: um freelancer, uma empresa ou montar um time para trabalhar de dentro da sua empresa.

Levante os custos, riscos e considere os pontos positivos e negativos de cada uma destas modalidades para decidir o que é melhor para o seu caso.

Atendimento

Uma boa comunicação é crucial para o sucesso de qualquer projeto. Avalie desde o primeiro contato a qualidade da comunicação e do atendimento dos programadores que você estiver negociando.

Metodologia

Pergunte quais são os métodos de trabalho e etapas que teriam o seu projeto. Desta forma você saberá se o programador é organizado e possui conhecimento do trabalho que está te oferecendo.

Possui portfólio, referências e links

Peça link de trabalhos que já foram entregues e contatos de pessoas com quem o programador já trabalhou, assim você poderá avaliar a qualidade dos projetos e falar com as pessoas que o contrataram para saber como foi a experiência durante o serviço.

O que você precisa x tecnologia a ser utilizada pelo programador

Faça um documento o mais detalhado possível do escopo do seu projeto, com o objetivos, funcionalidades, telas… Isso lhe ajudará a ter um orçamento mais preciso tanto de valores e prazos. Além de ajudar a encontrar um programador que tenha conhecimento para entregar o que você precisa.

Se for o caso, peça um NDA

Dependendo do seu projeto, você precisará de um acordo de não divulgação (Non-Disclosure Agreement ou NDA em inglês) para proteção estratégica do seu projeto ou ideia.

Se for o caso, peça ao programador que assine o documento antes de passar todas as informações para um orçamento ou para começar o projeto.

Prazos e milestones

Solicite prazos e milestones do projeto, este é um dos pontos mais sensíveis de um projeto.

Contrato e nota fiscal sempre

A única forma de se proteger é exigindo um contrato que documente os prazos e entregáveis do projeto.  A nota fiscal é importante também por este e outro motivo, exigir a nota fiscal é outra forma de filtrar aventureiros.

Custos e prazo

Desconfie de prazos muito curtos ou valores muito baixos, assim como de programadores que prometer tudo que você peça logo de cara e ainda com uma valor muito baixo e prazos curtos.

Dica extra Em um outro artigo já listamos os 8 passos para começar sua Startup, de uma olhada ;)